Para não Ficar na Mão, Revise sua Bateria

O inverno além de trazer o frio traz também algumas dores de cabeça para os proprietários de automóveis mais desavisados, pois é nesta época do ano que tem temperaturas mais baixas que o numero de problemas relacionados a bateria automotiva  aumentam consideravelmente. Com a queda da temperatura o óleo lubrificante fica mais denso e as folgas que existem entre as peças do motor diminuem, exigindo mais energia da bateria para que o motor entre em funcionamento. Este problema pode ser evitado com uma simples revisão da
bateria
A revisão da bateria automotiva  juntamente com a do sistema elétrico do veiculo (motor de partida , alternador  e cabos elétricos) devem ser feitos juntos com a revisão periódica do automóvel, mas com a chegada do inverno uma atenção especial para a bateria tem que ser dada, pois com temperaturas baixas ela é mais exigida pelo motor e quando menos se espera você fica literalmente na “mão”. Isto na maioria das vezes acontece por culpa do proprietário, sendo que na maioria dos casos sua bateria já estava com sinais de desgaste que seriam facilmente identificados por uma revisão.

Em algumas situações a bateria automotiva já nos da alguns sinais que podem levar a problemas como descarregamentos na hora da partida, são eles:


  • Partida muito lenta pela manha (famosa partida pesada) e no resto do dia funciona normalmente,

  • Dificuldade de partida após usar por um curto período algum acessório eletrônico como: cd-player, dvd-player, vidros elétricos, ar forçado, luz interna e outros.

  • Alta exigência do alternador após as partidas,

  • Dificuldade na partida após poucos dias sem funcionar o motor.
Observar estes detalhes são essenciais para facilitar o diagnostico de possíveis defeitos na bateria ou em outras peças do sistema elétrico. Juntamente com a bateria outros componentes devem ser verificados para que se tenha uma total eficiência em todo o sistema elétrico, por isto na hora de revisar ou até mesmo trocar uma bateria siga as dicas abaixo:


  • Verifique se o alternador automotivo  esta gerando energia suficiente para carregar a bateria, lembrando que esta tensão pode variar entre 13,5V a 14,5V.

  • Verifique o funcionamento do motor de partida , pois desgastes em suas peças internas podem prejudicar a partida do motor.

  • Verificar com um multímetro automotivo se não ha alguma fuga de corrente descarregando a bateria, a fuga máxima tolerada deve ser de 70mA, algo acima disto já pode influenciar no funcionamento da bateria.

  • Verificar possíveis quedas de tensão nos cabos positivo e negativo, isto é causado por uma alta resistência nos cabos ou nos terminais dos mesmos, sendo que esta resistência causa uma deficiência no carregamento da bateria e também pode prejudicar o funcionamento do motor de partida . A tolerância máxima para esta resistência é de 0,5 omhs.

  • Se for necessário substituir a bateria, verifique se a bateria nova esta dentro das especificações (Amperagem/hora Ah) recomendadas pelo fabricante do veiculo. O uso de baterias com “Ah” abaixo do recomendado pode reduzir muito a vida útil da mesma.

  • Procure sempre usar baterias de qualidade, pois elas são feitas com um melhor material o que aumenta a durabilidade da mesma além de proporcionar uma partida mais eficiente.

  • Verifique se o local no qual vai comprar a bateria da o descarte ideal para a bateria velha, pois este produto é altamente prejudicial ao meio ambiente.