Dicas para Montar Som Automotivo


Som Automotivo

O som automotivo, juntamente com o tunning e os hot rods, é uma das novas paixões dos loucos por carros. A moda é tão forte que são realizados campeonatos de som automotivo, em que ganha quem tem o som mais potente e bonito. O investimento num equipamento desse tipo pode sair caro, pois os valores vão de R$ 60o, para os mais simples, até R$ 10 mil para os mais completos. Por isso, é importante saber o que comprar para não jogar dinheiro fora.
Dicas para Montar Som Automotivo
Dicas para Montar Som Automotivo
Há lojas que vendem kits prontos, mas normalmente os componentes, player, alto-falantes, módulos de potência e outros, são de baixa qualidade. O ideal é comprar cada equipamento separadamente, depois de uma boa pesquisa. Para o player, o tocador de música propriamente dito, as melhores marcas são Pioneer e Sony. O ideal é que suportem arquivos com extensão mp3 e wma, melhor ainda se dispuser de um...
DVD player.
Os alto-falantes baratos demais acabam saindo caro, pois a qualidade do som é inferior, assim como a durabilidade, é até melhor parcelar um modelo mais caro, mas corra dos “baratinhos”. As marcas mais indicadas são Selenium, H-Buster, Sony e Pioneer. As partes principais de um alto-falante de som automotivo são o subwoffer, que deve ter entre 10 e 12 polegadas. Para aqueles que prezam pelo ganho de graves sem perder vozes e agudos, drivers e twiters são recomendados, para eles as melhores marcas são Pioneer, Bravox, Selenium e Tomahawk.

O Tipo de Caixa

Qualidade
Qualidade
Outro fator a se escolher é o tipo de caixa, se selada ou dutada. A selada usa ar comprimido, que deixa os graves mais fortes. A dutada não usa ar comprimido, por isso, o som dos graves é prolongado por se propagar pelo ar. Para sustentar a potência demandada por esses equipamentos, é necessário instalar módulos de potência ou amplificadores, são eles que dão a potência extra do “sonzão” automotivo. As melhores marcas são Corzus e H-Buster. Alguns desses equipamentos são tão potentes que requerem uma bateria extra, principalmente os carros de competição.
Disjuntores e fusíveis são necessários para proteger o circuito elétrico em caso de sobrecarga. Já os megacapacitores dão suporte à bateria, mesmo as baterias extras, evitando a perda de força ou subcarga, que pode causar picos e danificar componentes mais sensíveis.

As Combinações de Som Mais Somuns São:

Carros
Carros
Trio elétrico: muito conhecido nas micaretas, as festas de carnaval de rua, por projetarem o som para fora do veículo, com qualidade e fidelidade de som, mesmo a longas distâncias.
Sound Pressure Level (SPL): é o mais usado por apreciadores de música eletrônica, com seus sons samplerizados e sintetizados, isso porque os alto-falantes usam pressurização para potencializar o som.
Hi-Fi (alta fidelidade): são os jogos de som voltados para aqueles que querem ouvir um bom som dentro do veículo.