Monza, Kadett, Ipanema EFI: Marcha lenta Oscilando e Morrendo nas Desacelerações


DEFEITO: Monza, Ipanema e Kadett EFI ( Multec 700) com oscilação na marcha lenta e com o motor morrendo quando é necessário fazer uma redução, ou seja, motor apaga ao fazer uma desaceleração.
sensor-de-velocidade-monzaCAUSA: Fizemos todos os testes iniciais como: verificação de parte elétrica (bateria automotiva,alternador, cabos positivos e negativos), sistema de ignição (bobina, cabos de velas e velas de ignição), além dos testes de pressão e vazão da bomba de combustível e nenhum problema foi encontrado.

Partimos para o rastreamento do sistema de injeção eletrônica e logo foi visto que havia um erro gravado na memoria da central que era “Sensor de Velocidade”. Com base nesta informação começamos os testes nesta peça e ao verificar os fios do conector do sensor de velocidade, vimos que o fio correspondente ao negativo estava na verdade com corrente positiva (+12V), fazendo com que o sensor deixa-se de funcionar.
Ao verificar um esquema elétrico do veiculo percebemos que o fio negativo que vai para o sensor de velocidade é ligado na carcaça do alternador o que já nos deu uma boa ideia da causa do problema. Ao analisarmos o alternador foi visto que o fio que deveria esta ligado à carcaça do alternador, estava ligado junto ao terminal positivo do alternador, ocasionando assim o problema.
SOLUÇÃO: Desconectamos o fio do positivo do alternador e o aterramos novamente na carcaça do mesmo, após realizar esta simples troca o problema foi resolvido.
Ao retirar o alternador destes modelos, Monza, Kadett, Ipanema EFI, deve-se tomar muito cuidado pois uma pequena distração pode ocasionar um problema como este.