Dicas de manutenção para polia da correia de sincronismo

VW (AP 1.6/1.8/2.0); Pólo 1.6 (inclusive Classic); Van 1.6 e Apollo 1.8; Passat e Variant importados (AP 11/94 > 07/97)


Reclamação mais comum, talvez a única: Ruído (assovio),
proveniente do contato irregular da correia na face lateral
interna da aba da polia, podendo levar a correia a desfiar,
danificando todo o sistema de sincronismo do motor.
Causa: Deslocamento excessivo da correia, provocado por
desalinhamentos entre os diversos apoios da correia, ou seja
,
polias de desvio, tensionador e polias de engrenagem.
Existem diversas causas que podem provocar esses
desalinhamentos, por exemplo podemos citar o desgaste excessivo
do virabrequim, que em última análise acaba provocando
um deslocamento das polias de engrenagem, ou outro
exemplo, devido à excessiva tensão da correia, aplicada
indevidamente no momento da montagem, o que provocaria,
além de desgastes acentuados nos dentes das polias de
engrenagem, também uma deformação excessiva das polias,
deixando-as desalinhadas em relação à correia.
Uma outra causa possível, são os pequenos impactos frontais
sofridos pelo automóvel, comprometendo desta forma
todo o alinhamento original do sistema de sincronismo.
Solução: Observar a melhor centralização possível da correia
sobre a polia, em caso de existência do desalinhamento,
pode-se utilizar arruelas a fim de corrigir o desvio angular.
Observações importantes: A cada troca de correia, no período
indicado pelo fabricante do veículo, também é imprescindível
a substituição do tensor e da polia do sistema em
questão, embora possa estar aparentando giro suave durante
manuseio. Devido ao longo período de utilização, é
normal que a polia apresente liberdade de giro, mesmo estando
com problemas de lubrificação ou de seu sistema de
vedação, motivo pelo qual não deve ser reutilizada, pois pode
comprometer todo o trabalho, causando grandes custos de
retrabalho, além de arranhar a imagem da Oficina/Centro
Automotivo responsável.
Para atender necessidade de um trabalho tecnicamente
correto, já é possível encontrar no mercado, o Kit de polia e
tensionadores acompanhado da correia de sincronismo e de
serviços.
Manutenção Preventiva: O reparador deve, de forma continuada,
solicitar a seus clientes, que façam revisões periódicas
a cada 20.000 km, no sentido de diminuir o custo final
de manutenção do veículo, além de aumentar a vida útil de
todas a peças, bem como a confiabilidade de uso do veículo.






http://www.skf.com/files/240391.pdf