Dicas de Manutenção de Carros


Dicas de Manutenção de Carros
O carro além de ser um instrumento de trabalho e lazer é o xodó de seus donos e por isso é importante ter cuidados com ele para que ele para obter o melhor rendimento e não deixar que este se danifique. Além disso, como vivemos numa época “verde”, um carro que passa sempre por vistorias e está em ordem emiti menos poluentes além de ser mais econômico. Entre outros cuidados temos, por exemplo, a regular troca de pneus, o alinhamento e vistoria dos freios e cuidados até com...
o ar condicionado do carro.

Troca de Pneus e Lavagem do Motor


Dicas de Manutenção de Carros
O período para a troca de pneus não é algo certo e redondo já que o desgaste do item depende de diversos fatores como manutenção preventiva, calibragem e balanceamento corretos e claros a quilometragem percorrida. A calibragem e o balanceamento são coisas que devem sempre acontecer e deve-se sempre estar atento ao estado dos pneus para evitar possíveis acidentes.
Já a lavagem de motor, apesar de ser oferecida por muitos postos não é algo recomendado já que a água prejudica os componentes eletrônicos do motor alem de que o óleo usado no acabamento danificar as borrachas de diversas partes do produto. Por isso o recomendado é apenas uma limpeza do motor com pano úmido e se muito necessário o uso de uma escova para remover as sujeiras mais resistentes.

Alinhamento e Vistoria nos Freios

Pintura
Pintura
Um carro bem alinhado oferece melhor direção além de preservar os outros sistemas e peças, por isso o alinhamento deve ser feito sempre, de preferência a cada dez mil quilômetros, a cada troca de pneus ou quando notar se a necessidade seja porque o carro está tendendo para algum lado ou há trepidação.
A vistoria dos freios parte da ocorrência de chiados, aviso luminoso do painel e a freqüente necessidade de reposição de fluido e a recomendação, no caso de freios a discos, é de se realizar as vistorias as pastilhas a cada dez mil quilômetros.

Ar Condicionado

Pneus
Pneus
Para garantir a temperatura e o ar ideais dentro de seu veículo durante épocas quentes como o verão e evitar problemas respiratórios é necessário fazer a limpeza do sistema de ar condicionado a cada seis meses. Já no inverno, o ar condicionado pode se danificar ao ficar muito tempo desligado já que as borrachas de vedação ressecam e por isso a recomendação é que se ligue o ar por cerca de quinze minutos uma vez por semana garantindo a lubrificação das borrachas e a vida útil do equipamento.