Blazer 4.3 V6 - Sem sinal de pressão do óleo e luz do “check gage” no painel o tempo todo acesa.

Problema: Sem sinal de pressão do óleo e luz do “check gage” no painel o
tempo todo acesa.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Causa e Histórico do Problema:
No terminal do interruptor da pressão do óleo, um dos fios com 12 V de
bateria - OK.
Funcionando o motor, em outro fio, também aparece tensão de bateria 12V
(o interruptor está ligado em paralelo com o relé da bomba de combustível)
- OK.
Continuidade do 3o fio com o terminal 21 do painel de instrumentos - OK.
Primeira conclusão: falha no interruptor da pressão do óleo do motor. Trocase
o interruptor e o problema permanece.
Segunda conclusão: falha no painel de instrumentos. Substitui-se o
interruptor por um potenciometro e o painel indica normalmente a pressão
conforme o posicionamento do cursor. Diante da dúvida, o eletricista
preferiu trocar o painel com o de outra Blazer. Mesmo assim, inconveniente
permaneceu.
Terceira conclusão: não é chicote, não é interruptor, não é painel.
Causa:
Para estudar mais o problema buscou-se todo tipo de literatura e vendo
uma foto do motor percebeu-se que o interruptor da pressão do óleo estava
montado no lugar do sensor de detonação e vice-versa. Ao remover o sensor
de detonação, vazou óleo, estava matada a charada!
Solução: Montar corretamente o sensor de detonação (abaixo do
distribuidor) e o interruptor da pressão do óleo (acima do volante do motor).